A Filarmónica na Imprensa

A primeira referência conhecida na imprensa sobre a Instituição data do ano de 1924, no jornal “A Defesa”, publicado na Pampilhosa entre 01.12.1923 e 12.09.1926. Era o seu diretor o Prof. Guilherme Ferreira da Silva, sendo o principal redator o Prof. Firmino Brito Costa (os professores de instrução primária a trabalhar, respetivamente, na Escola n.º 1 e na Escola n.º 2, a Tomaz da Cruz). Na edição n.º 8 de 27.01.1924 pode ler-se uma notícia sobre um espetáculo realizado pelo grupo de teatro do Grémio de Instrução e Recreio, que levou à cena duas peças, intituladas “Os Ladrões de Honra” e “O Diabo à Solta”. Eram intérpretes Joaquim Baptista, Manuel da Costa Júnior, Joaquim Maria Jordão, Germano Godinho, Benjamim de Melo, Manuel Dias, Joaquim Simões Julião e Maria da Ressurreição Dias. A FP abrilhantou o espetáculo, pois os apuros da bilheteira eram para a Associação.

Na edição de 20.10.1925 do Jornal “A Voz da Justiça”, «bi-semanário republicano» da Figueira da Foz, publicado entre 1902 e 1937, é referido que «esta excelente banda [FP], de que é regente o sr. Manuel Maria Pleno, e que anteontem esteve a assistir à garraiada, apresentou-se de forma a merecer elogios gerais e teve a amabilidade de nos deixar os seus cumprimentos. Agradecemos-lhe com reconhecimento.» Na edição do dia 23 seguinte consta uma comunicação da Direção da FP de então: «A Direcção da Filarmónica Pampilhosense vem por êste meio patentear a todo o povo da Figueira o seu grande reconhecimento pela maneira obsequiosa como recebeu a nossa sociedade no domingo p. p. [próximo passado]. Neste seu agradecimento quer especializar a sua congénere “Figueirense”, o amigo e sr. Jerónimo “Fundão”, e o ex.mo sr. Manuel L. Gonçalves, que foram duma amabilidade extremosa para com a nossa Filarmónica. Pampilhosa do Botão, 21-10-925. A Direcção, José Martins Catarino, Benjamim de Melo, Manuel Dias, Fernando dos Santos. O Regente da banda, Manuel Maria Pleno.»

Na edição de 6 de junho de 1939 do Jornal “O Dever”, igualmente da Figueira da Foz e ainda em atividade, consta o seguinte anúncio: «Filarmónica da Pampilhosa – A nossa filarmónica está perfeitamente integrada nas determi-nações do Senhor Bispo. Recomenda-se a todos os Rev.os Párocos, a quem poderá ser muito útil, em virtude das facilidades de transporte, pois têm bons e ótimos comboios para toda a parte.». Entretanto o Jornal “O Figueirense”, fundado em 1919 e ainda em atividade, também da Figueira da Foz, na sua edição de 23 de setembro de 1939, refere que «Danúbio Azul é o título do grupo musical de Souzelas, dirigido por Joaquim Simões Pleno, hábil regente diplomado. Tiveram estes rapazes a amabilidade de nos visitar no dia 8 do corrente, dando, no nosso Grémio [da Tocha], o melhor baile da época. (…)».

Parte das notícias publicadas em 1925 e 1939
(contribuição de José Jacinto – Filarmónica Quiaense)

De 1975, conforme um recorte guardado nos arquivos da Associação, vem uma notícia do seu 55.º aniversário. Não é possível aferir o nome da publicação, mas possivelmente é um jornal da região da Bairrada

Entrevista ao Maestro Joaquim Pleno, publicada no Jornal “Sol da Bairrada”, edição n.º 105 de 23 de janeiro de 1965. Este jornal de cariz religioso, com sede em Ventosa do Bairro, foi publicado entre 1958 e 1969, tendo sido dirigido pelo Padre Alberto Lopes Gil
(contribuição de Noémia Machado Lopes)

Diário “As Beiras”, outubro de 2008 concerto do Centenário
 do nascimento do Maestro Joaquim Simões Pleno

Jornal da Mealhada, 5 de março de 1999 eleições para os novos Corpos Gerentes

28 de maio de 2003 nova Direção e 83.º aniversário

Diário de Coimbra, 13 de maio de 2007 87.º aniversário

Jornal da Mealhada, maio de 2006 86.º aniversário, quando a FP
 recebe a sua congénere de Galveias, dirigida pelo Maestro Capitão Sílvio Lindo Pleno

Jornal da Mealhada, outubro de 2009 audição de abertura da Escola de Música, comemorando também o Dia Mundial da Música. Referência ainda ao descerramento da placa de homenagem ao Maestro Manuel Lindo Pleno, colocada no coreto da Vila.

Jornal Mealhada Moderna, novembro de 2009 preparativos para os festejos do 90.º aniversário

Jornal Mealhada Moderna, 21 de julho de 2010 receção à Real Filarmónica deHerdersem, inserida nas comemorações do 90.º aniversário

Jornal Região Bairradina, 9 de dezembro de 2009 preparativos para acomemoração do 90.º aniversário; participação de alguns músicos e maestro no projeto «Banda Fórum» na Casa da Música do Porto

Jornal da Mealhada, outubro de 2010 participação da Bandas do Concelho nascomemorações do 175.º aniversário do, agora extinto, Governo Civil de Aveiro