Sócios

A Associação conta, segundo os seus estatutos, com três categorias de Associados: Executantes (os músicos da Banda), Efetivos (ou Auxiliares, que pagam uma determinada quota mensal) e Beneméritos.
A Associação iniciou a sua vida com 23 Sócios Executantes, oriundos, na sua esmagadora maioria, da Pampilhosa. Há registo de apenas um músico do casal do Canedo e outro do lugar do Entroncamento (local junto à estação da Pampilhosa). Em 1922 estavam inscritos 41 músicos, das mais diversas profissões: 24 trabalhadores rurais, 3 comerciantes, 2 alfaiates, 2 mecânicos, 1 professor primário, 1 pedreiro, 1 barbeiro, 1 proprietário, 1 cantoneiro, 1 cerâmico e 1 ferreiro (três elementos não têm indicação da profissão).
No que concerne aos Sócios Auxiliares, foram admitidos, entre 1920 e cerca de 1940, 171 associados, pagando uma quota entre cinquenta centavos e cinco escudos. Também a sua maioria é moradora na Pampilhosa, no entanto há referências a: Entroncamento (10 sócios), Mealhada (2), Ventosa do Bairro (2), Brasfemes (1) e Febres (1). Constituíam a lista de sócios auxiliares alguns empresários, como Júlio Teixeira Lopes, muitos trabalhadores do Caminho-de-ferro, como inspetores, maquinistas e agulheiros, o Padre José Botelho, da Mealhada, e também Germano Godinho e Firmino Brito da Costa, grandes beneméritos da terra que os acolheu.
Atualmente qualquer pessoa pode ser proposta e, depois, admitida como Sócio Efetivo, não pagando qualquer joia, sendo a quota mensal mínima de 1 Euro.

Se deseja tornar-se membro da nossa Associação, remeta-nos a sua PROPOSTA de ASSOCIADO. Será posteriormente contactado(a), por isso disponibilize um contacto válido. Obrigado.

Sócios