Daniel Vieira

Vida: 1976-

Direção: 2006-

Daniel João Nunes Vieira nasceu na Pampilhosa no dia 29 de abril de 1976. A sua carreira artística teve uma importante influência do seu Avô materno, João Nunes, que esteve durante muitos anos ligado ao associativismo na filarmónica da terra, como elemento da Direção e porta-estandarte.

Daniel Vieira iniciou os seus estudos musicais básicos em 1984 com o Maestro Joaquim Simões Pleno e, mais tarde, após uma interrupção nos estudos, com o Maestro Manuel Lindo Pleno. Ingressou na Escola de Música da Filarmónica Pampilhosense em 1990. O seu instrumento de eleição foi o saxofone.

Em 1995, a convite do Maestro titular, Manuel Pleno, entra para o grupo de monitores da Escola de Música da Filarmónica Pampilhosense, sendo o coordenador da mesma desde 2006.

Licenciado em Educação Musical na Escola Superior de Educação de Coimbra, teve como professores o Maestro Virgílio Caseiro (Direção Coral e Instrumental), Rui Ferreira (DCI/Análise e Técnica de Composição) e César Nogueira (Formação Musical), entre outros.

Ajudou a formar e/ou colaborou com alguns projetos criados dentro do seio da Filarmónica Pampilhosense, tais como a Xaranga Popular (1997), a Orquestra Juvenil da FP (1998), a OLPA big band (Orquestra Ligeira da Pampilhosa) (2005), o grupo The Dixie Kool Gang (2009), a UCBand (Universitários de Coimbra Band) (2010) e a Lost Orchestra (2013).

Com vista à sua formação a nível de direção de orquestra de sopros e de instrumentista, tem participado pontualmente em ações de formação organizadas por várias entidades, tendo já trabalhado com os maestros/formadores: Douglas Bostock, Xosé Miguélez, Alberto Roque, Valdemar Sequeira, António Saiote, Eugene Migliaro Corporon, André Granjo, Tristão Nogueira, José Pedro Figueiredo e Francisco Ferreira.

Integra pontualmente a formação Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo Maestro Afonso Alves, tendo já atuado em vários locais do país.

De 1992 a 2001 e de 2013 a 2021 colaborou com a RCP FM – Rádio Clube da Pampilhosa, com a produção de conteúdos e programas de entretenimento, os quais continua a produzir para outras rádios locais e regionais.

Colaborou entre 2013 e 2017 com a Companhia de Teatro Aguarela de Memórias, da Pampilhosa, como ator.

Desde 2006 colabora com o Grupo Etnográfico de Pampilhosa (GEDEPA) na produção musical para peças de teatro e, desde 2011, na secção vocal e instrumental do seu grupo folclórico.

Colaborou, de 2006 a 2020, com o projeto das Atividades de Enriquecimento Curricular (Expressão Musical), proporcionado pela Câmara Municipal de Mealhada, nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município.

Desenvolve também, pontualmente, atividades como formador em cursos de formação para adultos na área da Expressão/Formação Musical.

Integra a Direção executiva da Filarmónica Pampilhosense desde 1998 como secretário, sendo o presidente desde 2015, acumulando com as funções de diretor artístico, coordenador e docente na escola de música, que desempenha desde outubro de 2006. É o autor da obra literária “Filarmónica Pampilhosense – da génese ao infinito” que contém o historial possível da Associação desde a sua fundação em 1920 até à data do lançamento da obra, em novembro de 2012.

Daniel Vieira